O peso foi a primeira moeda do mundo a utilizar o símbolo “$”. Este símbolo teve como base as colunas das moedas de 8 reales de prata que circulavam nas colônias hispano-americanas, as primeiras moedas amplamente utilizadas no exterior, graças a suas características uniformes com relação ao peso e pureza de seu metal precioso.
Em grande parte do século 20, o peso mexicano se manteve como uma das moedas mais estáveis na America Latina. Isso se dá principalmente por conta do distanciamento dos períodos de hiperinflação vividos por outros países da região.
Entretanto, após a crise do petróleo no final da década de 70, o México assumiu o status de devedor com relação às dívidas externas, sofrendo como consequência um caso emergente de fuga de capitais, aliada a muitos anos de altas inflações e desvalorização.
O cenário se manteve assim até o “Pacto de Estabilidade e Crescimento Econômico”, estratégia econômica adotada pelo presidente Carlos Salinas. Portanto, no início de 1993 o Banco do México inseriu o nuevo peso como mais nova moeda, Um novo peso era igual a 1.000 pesos antigos.
Em 1º de janeiro de 1996, o modificador nuevo foi retirado do nome, e novas moedas e notas foram colocadas em circulação.
A estimativa da população cega no país é de mais de 750.00 cidadãos, incluindo 250.00 indivíduos completamente cegos. Por conta disso, a Câmara dos Deputados aprovou em 2004 uma iniciativa para exigir a produção de uma referência monetária mais inclusiva, ou seja, notas e moedas identificáveis por cidadãos com deficiência visual.
Com isso, em 2005 as notas de $ 100, $ 200 e $ 500 mexicanas passaram a incluir identificações em relevo, como o braille.
O que muita gente não imagina é que tanto o dólar espanhol quanto o peso mexicano dos séculos 18 e 19 foram amplamente usados pelos Estados Unidos. Em 1785 a cotação do dólar americano passou a corresponder aproximadamente ao dólar espanhol até fevereiro de 1857.
O peso mexicano também serviu de modelo para o dólar do Estreito – atual dólar de Cingapura – além do dólar de Hong Kong , o iene japonês e o yuan chinês.
A desvalorização do peso mexicano em dezembro de 1994 impactou de forma devastadora a situação economica do México, contribuindo para uma grande mudança no sistema político, derrubando uma hegemonia.
Após o anúncio da flutuação da moeda, a rejeição intensa dos mercados globais de capital causou grande espanto. De um dia para o outro o peso mexicano caiu pela metade, mantendo essa queda durante o ano seguinte.
O país mergulhou em uma recessão profunda, muito maior do que qualquer outra já vivenciada por ele. O índice do desemprego disparou, abrindo precedentes para a informalidade dos trabalhos, pressionando também a baixa dos salários em todo o país. Em pouco tempo a economia mexicana estava devastada.
A cotação do peso mexicano hoje com reção ao real se mantém em desvalorização. A conversão da moeda do Méico para real feita em setembro de 2020 sinaliza 1 MXN equivalexnte a R$ 0,25. Ou seja, 1 real brasileiro representa 4 pesos mexicanos.
A Abrão Filho pode te ajudar!
Por aqui é ZERO corretagem e NADA de tarifas adicionais!
Feche Seu Câmbio Agora!
Chega de bancos e corretoras de câmbio. Na maior fintech de câmbio do Brasil, sua remessa online ou transferências internacional é desburocratizada, com preço competitivo e experiência a altura do século XXI.
Fixo: +55 (11) 5509-3699
Whatsapp: +55 (11) 94459-6118
Horário de atendimento: 09h às 18h
Segunda a Sexta-Feira
E-mail: comercial@abraofilho.com.br
SAC: sac@abraofilho.com.br
Avenida Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues, nº 939, 8º andar, Sala 865, Torre Jacarandá, Tamboré, Barueri (SP), CEP: 06460-040
A Abrão Filho Agenciamento de Câmbio, Intermediação de Empréstimos e Serviços Financeiros S.A. é um correspondente de Instituição Financeira, conforme definido em seu Estatuto Societário e em seu cartão de CNPJ, como objeto principal de atividade. Não realiza, em nenhuma ordem, número, gênero ou grau, nenhum tipo de custódia de instrumento monetário, emissão de meio de pagamento ou ainda coleta de recursos para compensação e liquidação monetária. A Abrão Filho está credenciada à título de correspondente cambial junto ao Banco Central do Brasil pelas seguintes Instituições Financeiras: Banco BS2 S.A., Banco Travelex de Câmbio S.A. e Corretora Confidence de Câmbio S.A.