Acessos: Cliente Final | Parceiro Comercial | Abra sua Conta
Acessos: Cliente Final | Parceiro Comercial | Abra sua Conta
Envios e recebimentos internacionais em moeda local no mercosul
Envios e recebimentos internacionais em moeda local no mercosul
Através do sistema de pagamento em moeda local, as trocas comerciais do Brasil, com os estados membros ativos do mercosul, não dependem de divisa intermediária, tal como o dólar norte americano.
Não há tarifação para efetuar o pagamento da importação ou o recebimento da exportação, bem como, os serviços correlatos ao fluxo da balança comercial, e as transferências internacionais unilaterais, tais como pensões e aposentadorias.
As liquidações das transações ocorrem dois dias úteis após as contratações das operações, via sistema SML.
Em 100% dos casos, independendo da relaçaõ bi-lateral da transação financeira, ou seja, Brasil-Argentina, Brasil-Paraguai ou Brasil – Uruguai, o pagador é a parte que deve iniciar a transação junto a sua instituição financeira, que no caso do Brasil, sempre deve ser autorizada pelo Banco Central do Brasil.
Com o SML, as pessoas físicas e jurídicas sediadas nos países membros do mercosul, contam com um corredor bilateral para pagamentos e recebimentos internacionais, com paridade cambial exótica: BRL/PTY – BRL/ARS – BRL/UYU, o que fomenta as relação comerciais bi-lateriais, uma vez que alguns países encontram escassez de linha dolarizada, e eventuais sanções econômicas.
Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem participar do SML.
Independentemente da transferência ser de cunho financeiro ligado a comex, ou financeira pessoal.
Apesar da instituição financeira ter que ser autorizada pelo BACEN, e credenciada para firmamento da operação de SML.